3 A sinceridade é a arma fatal

Eu vendo veneno para ratos na destilaria Visão do Barco 3823 palavras 2026-07-31 06:33:37

Nesta vez, Zhongyuan não respondeu na hora.

No palco, o discurso de Dazai continuava; o tom preguiçoso fazia até dá sono.

Kiri Saionji entrou por um ouvido e saiu pelo outro, e, depois de muito tempo — tanto que a fala de Dazai já se aproximava do fim —, só então ela recebeu a resposta de Zhongyuan.

Zhongyuan: Desculpa, surgiu uma situação de última hora.

Zhongyuan: ... Na nossa empresa, quase ninguém pede demissão, então talvez eu não consiga te orientar. Mas acabei de perguntar aqui e, em geral, é só escrever a carta de demissão e informar diretamente ao superior.

Zhongyuan: Enfim, como hoje é seu primeiro dia, acho que pedir desligamento deve ser fácil.

Ah, então era assim.

Nesse momento, o certo era mesmo ouvir a experiência de quem já era adulto!

Kiri Saionji ergueu os olhos para os homens de terno e decidiu que o melhor dia para fazer algo era justamente o dia de hoje.

Primeiro, pediria licença ao superior; com sorte, talvez nem precisasse escrever relatório algum.

Quem diria, eu sou mesmo muito esperta!

Kiri Saionji ficou muito satisfeita com sua capacidade de improviso e com a maneira como conseguia se retirar do perigo.

Kiri: Vou tentar daqui a pouco, valeu, meu chapa.

Zhongyuan: Nada demais. Se tiver mais dúvidas, me chama.

Zhongyuan: Ah, e como anda sua saúde ultimamente? Se estiver tudo bem, que tal sairmos para beber hoje à noite? Mesmo horário, mesmo lugar. Hoje eu estou livre.

Zhongyuan era um dos poucos companheiros de bebida de Kiri Saionji, e havia uma frase perfeita para descrever os dois quando marcavam de beber:

Fracos, mas com sede.

Os dois eram beberrões inúteis que tombavam com um único copo; nenhuma vez voltavam sóbrios para casa depois de beber, mas ainda assim se mantinham obstinadamente fiéis ao ritual.

A última vez em que se viram foi antes de Kiri Saionji ir para o exterior; fazendo as contas, já fazia quase meio ano. Kiri, que não tocava em álcool havia mais de seis meses, também não pensou muito e aceitou com alegria o convite.

Kiri: Tá bom. Primeiro vou resolver a questão da demissão; hoje à noite nos vemos no mesmo horário e no mesmo lugar.

Tendo combinado de se encontrar com Zhongyuan naquela noite, os dois deixaram de trocar mensagens.

Kiri Saionji recolheu o celular ainda morno com bom humor; quando ergueu a cabeça, viu que os brutamontes de terno, que antes estavam à sua frente, já tinham se virado todos e vinham em sua direção.

O que estava acontecendo?

O coração de Kiri Saionji se apertou.

Ela não tinha ouvido uma única palavra do que Dazai dissera; metade do pânico era de ter sido pega preguiçando, a outra metade era a completa falta de entendimento da situação.

Por sorte, a movimentação dos brutamontes de terno não era dirigida a ela.

Seja lá qual ordem tivessem recebido, os cerca de cem homens saíam de maneira ordenada pela porta que já se abrira novamente atrás dela; a multidão negra vinha em sua direção, e, ao passar por Kiri, cada rosto trazia surpresa e temor.

O olhar de Kiri Saionji atravessou a multidão cerrada, procurando a figura de Dazai.

O rapaz de preto que, há pouco, fazia o discurso de admissão com um tom estranho permanecia parado, longe, sobre o palco; como se estivesse preso por aquele pesado sobretudo, não se movia nem um centímetro, apenas olhava, com um dos olhos vazios, a massa de gente que se afastava abaixo dele.

Até finalmente pousar sobre ela.

Parecia estar à espera de alguma coisa.

Quando seus olhares voltaram a se cruzar, Kiri Saionji percebeu com nitidez a mudança de humor daquele jovem vestido de negro.

Há algo errado.

Ela sentiu o estranho, mas, depois de hesitar um instante entre seguir a multidão ou largar tudo ali mesmo e pedir demissão, acabou decidindo ir contra a corrente e se livrar cedo daquele emprego lixo.

A tentação de pedir demissão superava qualquer medo do futuro desconhecido.

Desviando com facilidade da corrente negra que vinha em sua direção, Kiri logo chegou aos pés do palco vazio.

Atrás de Dazai, os homens de preto exibiram por um instante a mesma expressão dos brutamontes de terno de antes; e o homem de meia-idade que não parava de enxugar o suor desde que entrara no recinto tinha o rosto tomado de puro pavor.

Só Dazai — o rosto apático, quase misantrópico — finalmente deixou transparecer um leve abalo.

“Senhorita, você ainda tem alguma dúvida sobre o que eu disse agora há pouco?”

Dazai a fitou de cima, ainda com aquele tom de quem acabara de acordar, sem a menor energia.

“Nenhuma.”

Kiri Saionji ergueu o rosto para ele e respondeu sem rodeios.

Esse movimento lhe deixou o pescoço um pouco desconfortável, mas, de tão perto, enfim ela pôde ver que, além dos olhos e dos pulsos, até sob a gola havia vestígios de faixas enroladas.

A última vez que vi alguém com tantas faixas assim foi na UTI.

Antes disso, numa exposição sobre o Egito.

Dazai soltou uma risadinha, como se achasse graça.

Ele foi até a borda do palco, saltou com leveza e caiu com firmeza; depois, cambaleando e oscilando o corpo, aproximou-se de Kiri Saionji.

Kiri Saionji não tinha provas, mas suspeitava que ele tinha torcido o pé ao saltar.

Dazai não se importava nem um pouco com a própria imagem aos olhos dela; foi direto ao cerne da resposta que ela dera há pouco.

“Então você não tem dúvida alguma, ou simplesmente não ouviu o que eu disse?”

“Eu é que não ouvi o que o senhor disse agora há pouco.”

Kiri Saionji ofereceu a terceira resposta com honestidade.

“Sua voz é muito agradável, mas, sendo sincera, eu não estava interessada.”

“Cale-se! Sabe com quem está falando?!”

Sua franqueza assustou os demais, e o homem de meia-idade, em pânico, acabou gritando.

“O senhor Dazai é da nossa Portu—”

“Cale a boca.”

Quem interrompeu a bronca do homem de meia-idade foi Dazai.

A voz macia endureceu no instante da repreensão, mas logo voltou ao normal: “Que barulhento, Nakata. Sou eu quem está fazendo as perguntas agora. Pode ficar quieto?”

O homem de meia-idade respondeu em voz baixa: “É... eu sou Yamada.”

Mas sua correção parecia não servir de nada para Dazai.

Sem sequer olhar para o homem, Dazai continuou fitando Kiri Saionji e perguntou:

“Então essa senhorita poderia me dizer o motivo?”

Tem algo estranho.

Kiri Saionji reparou no medo que os outros tinham de Dazai.

Aquele homem de aparência refinada, aos olhos deles, era como um superior severo, inflexível, incapaz de perdoar a rebeldia de um subordinado sem ir até o fim.

E, no entanto, agora ele escolhia lhe pedir uma explicação.

Vendo que Kiri Saionji não respondia, Dazai perguntou outra vez:

“Você não se interessa por este trabalho?”

Kiri Saionji percebeu a armadilha, mas, talvez porque a expressão de Dazai fosse sincera demais — como se realmente quisesse saber por que ela não ouvira o que ele dissera —, acabou por decidir responder com sinceridade.

“Eu não me interesso por trabalhar.”

“Ah, é? Por quê?”

“Porque trabalhar é uma coisa sofrida demais.”

Lembrando-se de tudo o que vivera durante seus quatro anos na escola superior de feiticeiros, Kiri Saionji não pôde evitar franzir o rosto.

“Eu não consigo acordar de manhã; se fizer hora extra, as ruas de Yokohama à noite não são nada amigáveis para uma mulher sozinha; passar muito tempo no escritório escrevendo relatórios dá problema no pescoço e na lombar; sair para o trabalho de campo é cansativo e nem sempre tem auxílio para refeição; ainda tenho de lidar com todo tipo de gente... é simplesmente complicado demais.”

Q-que fala de princesa é essa!

As palavras de Kiri deixaram todos pasmos.

“Mas como é que você sobreviveu até agora?!”

O homem de meia-idade não conseguiu conter a pergunta.

Na verdade, ele queria mesmo era perguntar o que o departamento de recursos humanos estava pensando.

Como alguém assim conseguiu passar pela triagem inicial e entrar na organização? Será que estão tão sem gente assim ultimamente?

O único que manteve a calma depois de ouvir aquilo foi Dazai.

“Na verdade, acho que você tem razão, mas, infelizmente, o trabalho é assim mesmo.”

Como se ficar em pé fosse uma tarefa penosa, Dazai sentou-se no chão com as pernas cruzadas, à vontade, sem esquecer de bater levemente no piso, indicando que Kiri também se sentasse com ele.

Kiri Saionji não recusou.

Ela até gostava de chefes acessíveis.

Vendo que a atitude de Kiri amolecera, Dazai passou a persuadi-la com cuidado: “Neste trabalho, o mais importante é paciência, postura e oportunidade; um passo em falso e você fica em apuros.”

Kiri olhou para as faixas na cabeça dele e achou que a frase tinha um peso particularmente convincente.

Perguntou com sinceridade: “Então você acabou apanhando porque, quando tentou fazer negócio, não encontrou a pessoa certa?”

Sua primeira impressão desse superior não fora boa, mas, a julgar agora, talvez ela estivesse julgando pelas aparências.

De fato, só porque alguém está todo enrolado em faixas não significa que tenha tendências autodestrutivas; também pode ser que tenha levado uma surra tentando vender produto.

O senhor Dazai parecia muito gentil e acolhedor!

Era completamente diferente daquele colega doentio do Zhongyuan, com mania de suicídio!

Zhongyuan, que azar o seu; tomara que tivesse um colega como Dazai.

Os homens de preto fizeram expressões esquisitas por causa do que Kiri disse, e o próprio Dazai pareceu engasgar por um instante, mas logo se recompôs, tocou as faixas no rosto e sorriu de modo indecifrável.

“Mais ou menos.”

Disse ele.

Kiri Saionji se assustou.

Então o setor de vendas está tão perigoso assim?

“Há pouco, no meio da multidão, eu bati os olhos em você e logo vi que tinha talento para entrar nessa área.”

Dazai desviou o assunto com habilidade, conduzindo pouco a pouco a pessoa à sua frente para a armadilha que preparara: “Que tal tentar? Talvez este trabalho não seja tão difícil quanto você imagina.”

Kiri Saionji: “Como eu tentaria?”

“É só passar isto adiante.”

Dazai também não se sabe de onde tirou uma garrafa.

Era do tamanho aproximado de uma palma da mão, de vidro preto; dentro, dava para ver que o líquido estava pela metade. Quando Kiri a examinou melhor, notou que no rótulo havia a silhueta de um rato.

Era um veneno para ratos.

Usado, ainda por cima.

“Vá dar uma volta pelos arredores da rua dos bares em Honmachi Seis-chome e depois use isto na primeira pessoa que encontrar usando sobretudo preto e chapéu preto.”

Usar?

Quer dizer vender?

A gíria do setor comercial é bem difícil de entender.

“Este é o teste que estou lhe dando. Se conseguir concluí-lo sem problemas, isso significará que já entrou com o pé direito.”

A voz de Dazai era suave, mas trazia uma leveza de sentido obscuro.

“Eu acredito que você consegue, não é?”

Na verdade, Kiri Saionji queria recusar, afinal Dazai havia delimitado demais o alvo.

Sem falar em como seria possível vender uma garrafa de veneno para ratos pela metade, agora era pleno verão e a temperatura máxima em Yokohama beirava os quarenta graus; quantas pessoas andariam por aí de sobretudo preto e chapéu preto?

Era exigência demais.

Mas o olhar de Dazai era cheio de confiança e incentivo.

Parecia dizer: “Tente; eu acredito em você”, e isso acabou fazendo Kiri sentir uma confiança sem saber de onde vinha.

Além disso, o desafio também não lhe era totalmente desfavorável.

Kiri Saionji pensou que, como o local de seus encontros para beber com Zhongyuan ficava justamente em Honmachi Seis-chome, ela conhecia bem aquela região.

Talvez pudesse tentar hoje à noite, no caminho.

Pensando assim, Kiri estendeu a mão e recebeu de Dazai a metade da garrafa de veneno para ratos.

“Então eu vou tentar, senhor Dazai.”