Capítulo 10: Construindo Estradas com Poder Espiritual
Naquela noite, o silêncio era absoluto.
Os homens, em sono profundo, sentaram-se subitamente nas camas como se seguissem um comando invisível e caminharam para fora, passo a passo. Todos estavam de olhos fechados, carregando ferramentas, movendo-se com uma precisão hipnótica em direção ao deslizamento de terra que bloqueava a estrada principal fora da aldeia, como se estivessem sonâmbulos.
Ao chegarem ao local, os homens ergueram suas ferramentas e começaram a limpar a estrada. Durante toda a noite, trabalharam incansavelmente. Aos poucos, a via, antes destruída pelo desastre natural, foi restaurada com perfeição, como se o desastre jamais tivesse ocorrido.
Enquanto isso, no quarto, Wen Qianqian unia os dedos em um gesto místico e murmurava em silêncio:
— Retornem!
Os homens, novamente guiados, voltaram para suas casas e deitaram-se para descansar. As mulheres, por sua vez, dormiram profundamente a noite toda, sem jamais perceber que seus maridos haviam se ausentado.
— Cocoricó!
Um galo cantou e o céu começou a clarear. As nuvens negras que pairavam sobre a aldeia se dissiparam. O dia prometia ser ensolarado.
Zhang San, na entrada da aldeia, acordou com o canto do galo. Ele esfregou os olhos, sentindo o corpo inteiramente dolorido.
— Ai...
— O que houve? — sua esposa despertou, vendo o marido com uma expressão de dor.
— Nada, só me sinto... muito cansado.
— É a idade, descanse um pouco mais hoje antes de ir trabalhar.
— Como vou trabalhar? As autoridades ainda não enviaram ninguém para consertar a estrada, não há como sair daqui.
Enquanto conversavam, vozes agitadas ecoaram lá fora.
— Já soube? A estrada principal foi consertada!
— Eu fui ver, as autoridades foram rápidas, consertaram tudo durante a noite.
— Que bom, podemos ir à cidade fazer compras, a carne em casa acabou.
— Vá você, eu vou descansar hoje. Não sei por que, mas sinto meu corpo exausto, como se tivesse trabalhado no campo a noite toda.
— Ora, que coincidência, eu também, estou todo dolorido.
— Deve ser por causa desses dias seguidos de chuva.
Nesse momento, a responsável por tudo isso bocejou e adormeceu, exausta. Seu corpinho encolheu-se nos braços de Qu, como uma pequena bola de neve, enquanto ela se aconchegava suavemente. Qu, despertada pelo movimento, estava prestes a se levantar quando a porta do quarto foi aberta de um solavanco. Ela se assustou e olhou instintivamente para a entrada.
Ao mesmo tempo, Wen Zehai, parado à porta, olhou para Qu. No instante em que seus olhares se cruzaram, Wen Zehai soltou um grito de horror, recuou três passos e ficou com uma expressão de quem vira um fantasma. Qu estava confusa.
— Senhor, o que aconteceu?
Wen Zehai se recompôs do choque, gaguejando até conseguir formular uma frase completa:
— Jin-niang, você... está bem?
— Estou muito bem. Não sei o que houve ontem à noite, dormi melhor do que nunca, até esqueci de amamentar Qianqian. Felizmente, a menina não chorou.
O coração de Wen Zehai estava em turbilhão. "Não pode ser, não é possível!", pensou. Ele lhe dera um remédio; Qu deveria estar morta hoje! Além disso, ela não era um fantasma, era uma pessoa de carne e osso, respirando e com o peito subindo e descendo. Ele se deitara longe na noite anterior, justamente para não dormir no mesmo quarto que um cadáver. Mas Qu estava intacta!
— Você... — ele não resistiu e perguntou: — O tônico de ontem, você tomou?
Qu hesitou, sentindo a ponta dos dedos tremer. Mesmo sendo uma mulher de bom coração, ela sentiu que algo estava errado. Somando isso aos pensamentos que ouvira de Qianqian, não podia deixar de questionar a veracidade do que a pequena dissera. Ela engoliu em seco e forçou a calma:
— Por que me pergunta isso?
— Nada... — Wen Zehai, tentando não se expor, buscou uma desculpa: — É que vi que você não parece muito bem hoje. Responda-me, você tomou o tônico... como se sente?
— Aquele tônico... — Qu pausou antes de responder: — Eu não tomei.
Wen Zehai ergueu os olhos.
— Eu mesmo preparei o remédio para você, por que não tomou?
Qu fixou os olhos nele e disse:
— Eu ia tomar, mas a prima disse que sua família estava em dificuldades, que não podia comprar tônicos, então ela mesma o tomou.
— O que você disse!? — Wen Zehai elevou o tom de voz. — Você deixou Su-yin tomar aquele remédio?
Qu, observando atentamente a expressão dele, respondeu:
— Sim, por quê? Ambas acabamos de dar à luz, só lhe faria bem. Por que essa reação toda?
Wen Zehai teve de inventar uma mentira:
— N-não é uma reação exagerada, é que pensei que, como era um remédio que preparei para você, não queria que outra pessoa tomasse.
— Ela é sua prima, não é uma estranha.
— Está bem, está bem. Descanse, vou ver a senhora.
Wen Zehai, preocupado com Han Su-yin, nem notou o olhar inquisidor de Qu. Assim que fechou a porta, correu como um louco em direção à casa de Han.
Ao empurrar a porta, viu Han deitada, com sangue por toda a cama e pelo chão. Ao lado, Wen Miaoxue chorava desesperadamente.
— Su-yin!
Wen Zehai correu até ela e a segurou pelos ombros.
— Você tomou o remédio que dei para Qu? Fale comigo...
Han, que dormira pesadamente na noite anterior, começara a vomitar sangue assim que acordou e agora mal conseguia respirar. Mesmo à beira da morte, ela foi tomada por um ciúme amargo. Com suas últimas forças, ela disse indignada:
— Dahai! Você não disse que só tinha olhos para mim? Por que preparou o remédio apenas para Qu? O remédio era tão precioso assim? Eu estou vomitando sangue e você vem me questionar sobre isso? Sim! Eu roubei o tônico dela, me mate logo, então!
Wen Zehai socou o próprio peito em desespero.
— Su-yin! Você é uma tola! Aquele remédio estava envenenado! Minha mãe e eu planejamos tudo para que Qu morresse com aquele veneno, por que você foi roubar o remédio dela?!
Estrondo.
Han sentiu como se um raio a tivesse atingido, seus olhos arregalaram-se. Então... o tônico que ela roubara era, na verdade, um veneno para enviar Qu para o outro mundo? Então, ela estava vomitando sangue porque tomara aquela tigela de remédio? Então, ela estava... morrendo?
— Não!!!
O arrependimento de Han foi profundo. Ela tossiu sangue no rosto de Wen Zehai e, com a voz num fio, implorou:
— Dahai, eu não quero morrer, ainda não vi nossa Miaoxue tornar-se rainha, eu não quero morrer! Salve-me, salve-me...
Wen Zehai estava desesperado. Ele passara pelo deslizamento de terra às escondidas para comprar o veneno, com a intenção de matar Qu, e não comprara nenhum antídoto. Se saísse agora para cruzar as montanhas novamente, não sabia se daria tempo. Se ele ao menos tivesse contado o plano a ela! Ele apenas a mantivera no escuro por medo de que ela revelasse algo. Como poderia imaginar que o tiro sairia pela culatra e que ela mesma consumiria o veneno?
— A estrada está livre! A estrada foi liberada! — gritavam os aldeões lá fora, cheios de alegria.
Wen Zehai, cujas pernas fraquejavam de remorso e frustração, teve um lampejo de esperança. A estrada... estava livre?! Sua Su-yin ainda podia ser salva!