Capítulo 28: O Trailer

Dragão Maligno, para ganhar dinheiro, escolhe vitória cultural Uma batata interessante. 2745 palavras 2026-07-31 06:30:48

Página (1/3)

Ragu Kulman estava sentado no camarote do terceiro andar da Arena das Torres Gêmeas, contemplando a multidão que entrava sob o sol escaldante. Uma imensa satisfação crescia em seu peito.

Abriu uma garrafa de vinho envelhecido por dezoito anos e o despejou numa taça de haste longa, fazendo-o girar. Não bebia — achava que isso poderia afetar sua capacidade de julgamento —, mas gostava de sentir o aroma: sândalo, casca de tangerina seca e frutas vermelhas. Era o cheiro do sucesso. O cheiro do dinheiro.

— Papai, olhe! Aquele ali é o professor Toto! — exclamou seu filho de apenas oito anos, agarrado à grade e olhando ansiosamente para baixo. — Por que não nos sentamos lá embaixo? Não dá para ver melhor de lá?

— Ah, não, não, não. Aquele é o lugar onde ficam as pessoas inferiores. Você nunca deve ficar ali.

Ragu afagou a cabeça do filho. Afinal, não era para colocar aquelas pessoas sob seus pés que havia lutado durante tantos anos?

Era como estar no último andar de uma fábrica, pisoteando à vontade os trabalhadores dos níveis inferiores — homens que só podiam vender a força dos próprios braços e que, submissos, jamais ousavam resistir.

— É o novo Relâmpago Prateado de Fogo V! — disse o menino, apontando para o curta-metragem mágico exibido no enorme painel. — Eu quero um! Compre para mim!

— Está bem, sem problema. Você pode ter o que quiser.

Ele mimava muito o filho. Para ser mais preciso, mimava a própria linhagem.

Em sua concepção, ele havia saído do absoluto nada graças à luta, provando que sua linhagem era superior. Portanto, tinha a responsabilidade de perpetuá-la.

E aqueles que herdassem seu sangue excepcional, sob condições ainda melhores, certamente alcançariam feitos muito maiores.

Quanto às pessoas inferiores, de linhagem desprezível, era natural que fossem escravizadas por gente como eles.

Se não fosse pelo fato de o filho gostar de ioiôs, ele jamais teria aparecido ali.

É claro que também gostava de ioiôs — sobretudo das grandes quantidades de moedas que os ioiôs falsificados lhe rendiam.

Na visão dele, se era capaz de fabricar cópias por mérito próprio, era ele quem deveria ficar com o dinheiro. Se a Loja de Brinquedos Zog não conseguia impedi-lo, o problema era deles. Bem feito por deixarem-se explorar.

Se alguém ousasse falsificar seus medicamentos, essa pessoa certamente morreria sem sequer ter onde ser enterrada.

Era por isso que pessoas inferiores seriam sempre inferiores.

No painel, além dos diversos ioiôs, também eram exibidas outras propagandas.

Uma fábrica de armas, uma companhia de navegação...

Seu instinto lhe dizia que aquilo era um negócio promissor. Já começava a calcular como conseguir aquela tecnologia. Seria consideravelmente mais difícil do que lidar com ioiôs, mas os lucros certamente seriam muitas vezes maiores.

Desde que houvesse benefícios suficientes, ele não hesitaria diante de nada.

De repente, o céu inteiro escureceu.

Ragu ergueu a cabeça. Não eram nuvens bloqueando o sol, mas uma barreira mágica negra cobrindo o céu acima da arena.

Que demonstração de poder!

Ele ficou surpreso. Para produzir um efeito daquela magnitude com magia, seria preciso que um grande grupo de magos de alto nível lançasse o feitiço em conjunto — ou que um mago lendário estivesse presente.

Em qualquer dos casos, tratava-se de uma força que ele não podia se dar ao luxo de provocar.

Em seguida, duas linhas de texto apareceram no painel:

“A Jornada à Montanha Sagrada”

“Estreia em breve”

Aquilo também era um filme mágico? E o que significava “estreia em breve”? Ragu ficou com inúmeras dúvidas.

Página (1/3)

Página (2/3)

A tela se iluminou, revelando um trem.

Dezenas de milhares de espectadores começaram a murmurar; muitos reconheceram o “Expresso Viagem”, inaugurado havia pouco tempo.

Ele também precisava de propaganda? Quem, no Reino de Sutton, ainda não conhecia aquela ferrovia?

Em seguida, surgiram cenas da vida de várias pessoas dentro do trem: um grupo estudantil em viagem de estudos, um marido cuidando da esposa grávida, um pai viajando com a filha.

Quando haviam filmado aquilo dentro do trem? Notícias assim não deveriam ter sido divulgadas pelos repórteres muito antes?

Aquela gente agia como tubarões ao sentir o cheiro de sangue diante de uma notícia: não importava qual fosse, sempre avançavam primeiro para dar uma mordida.

Os demais espectadores da arena obviamente também acreditaram que aquelas cenas haviam acontecido de verdade a bordo do Expresso Viagem.

Alguns chegaram a começar a se gabar de suas próprias experiências em viagens de trem enquanto as imagens eram exibidas.

De repente, a cena mudou, mostrando o processo de fabricação de medicamentos curativos.

Ragu conhecia aqueles procedimentos melhor do que ninguém.

Ao ver aquilo, percebeu que talvez as imagens não fossem reais.

Se alguém tivesse entrado na fábrica sem que ele soubesse e filmado tudo, seria algo aterrorizante.

As imagens começaram a alternar entre a fabricação dos medicamentos e o trem, cada vez mais depressa. Ao mesmo tempo, tambores acelerados começaram a ressoar, deixando os espectadores tensos, como se algo terrível estivesse prestes a acontecer.

— Tum!

Um passageiro caiu pesadamente no chão, e o som dos tambores cessou ao mesmo tempo.

O silêncio trouxe uma sensação de urgência ainda maior.

Diante dos olhos de todos, o passageiro ergueu-se lentamente, numa postura extremamente estranha. Quando finalmente mostrou o rosto, toda a arena soltou suspiros de horror e gritos contidos.

Pupilas esbranquiçadas, veias saltadas, manchas de sangue escuro... Aquilo não tinha a aparência de um ser vivo.

Antes que os espectadores pudessem reagir, o passageiro transformado lançou-se contra os demais. A música frenética voltou a tocar, tornando quase impossível respirar.

Uma imagem inimaginável após outra passou diante dos olhos do público.

Montanhas de cadáveres empilhados, ondas de mortos avançando, inúmeros mortos que voltavam a se erguer como zumbis...

Era uma visão apocalíptica, como se demônios tivessem invadido o mundo.

Os espectadores, que jamais haviam presenciado um impacto visual daquela magnitude, não conseguiram suportá-lo. Gritos e choros tomaram conta de toda a arena.

O filho de Ragu ficou completamente paralisado de terror e acabou sentando-se no chão, com os olhos arregalados e vazios.

Alguns tentaram encontrar uma explicação razoável para aquelas imagens incompreensíveis.

— São necromantes! Só podem ser necromantes! Isso tudo é obra daqueles lunáticos. A necromancia deveria ser proibida!

— Com certeza são demônios! Alguém fez um pacto com eles, e agora vieram cobrar o preço. Ninguém vai escapar, ninguém vai escapar...

Outros começaram a rezar, esperando obter a ajuda dos deuses.

Houve ainda quem começasse a recitar encantamentos, preparando-se para lançar feitiços, mas uma força mágica vinda de lugar desconhecido os impediu. Isso apenas mergulhou a multidão em um pânico ainda maior.

Quando a situação estava prestes a mergulhar no caos, o céu subitamente clareou. A barreira negra desapareceu, e a luz do sol voltou a banhar a arena, dissipando grande parte do medo.

Página (2/3)

Página (3/3)

As imagens no painel também chegaram ao fim, e várias linhas de texto apareceram:

“Como sobreviver?”

“A batalha final pela sobrevivência!”

“O filme mágico de terror e catástrofe: A Jornada à Montanha Sagrada”

“Daqui a uma semana. Não falte.”

“Não perca...”

Os espectadores foram se acalmando aos poucos. Perceberam que aquilo era o mesmo tipo de produção que os curtas de ioiô feitos pelo meio-elfo e logo começaram a sentir vergonha do modo como haviam perdido o controle.

Ragu voltou a si. Mesmo alguém que já havia presenciado muitas situações grandiosas não conseguiria manter a calma diante daquilo.

O faro de comerciante permitiu que percebesse rapidamente que os lucros envolvidos naquela produção provavelmente eram muitas, muitas vezes maiores do que imaginara.

Precisava encontrar uma maneira de colocar as mãos nela.

Como aquelas cenas haviam sido produzidas? Mesmo a melhor ilusionista, se a própria senhora Uman tivesse comparecido, provavelmente não conseguiria fazer algo semelhante.

Mais informações apareceram no painel:

“Uma produção dos Estúdios Zog”

— Hum?

Ragu estreitou os olhos. Será que os Estúdios Zog pertenciam à mesma família que a Loja de Brinquedos Zog?

A princípio, ele havia ficado satisfeito ao ver seus medicamentos curativos aparecerem no filme. A Jornada à Montanha Sagrada estava destinada a causar uma comoção imensa, e sua fábrica de medicamentos também poderia se beneficiar da publicidade.

Agora, porém, já não tinha tanta certeza.

Mas o que poderiam fazer contra um simples medicamento curativo?

Por um instante, não conseguiu imaginar.

Pelo canto do olho, viu alguém acenando para ele em outro camarote.

Virou a cabeça e reconheceu Aisha Stone, a gerente da loja de brinquedos que, aos seus olhos, não ousava resistir e estava destinada a permanecer inferior.

Ela, no entanto, sorria enquanto acenava para ele. Havia um escárnio evidente naquele sorriso.

Quando percebeu que ele a observava, Aisha sorriu de maneira ainda mais provocadora. Levantou o polegar diante da garganta e o arrastou lentamente de um lado ao outro.

Uma ameaça. Uma ameaça absolutamente explícita!

Mas, mais do que a ameaça, o que o enfurecia era nem sequer saber do que deveria se proteger.

Afinal, o que exatamente ela queria dizer com aquilo?

Página (3/3)