Capítulo 45: Técnica de Recuperação de Memória

Dragão Maligno, para ganhar dinheiro, escolhe vitória cultural Uma batata interessante. 2566 palavras 2026-07-31 06:31:06

Raul olhou aterrorizado para as pinças nas mãos de Machado, que eram maiores do que sua própria cabeça, sentindo uma dor fantasma imediata.

Será que iam mesmo lhe aplicar aquele tratamento todo?

Machado estalava as pinças animadamente, emitindo um som nítido, exibindo seus oito dentes grandes e amarelos com um sorriso gentil e alegre.

— Chega, pare de assustar o rapaz. Se ele ficar traumatizado, onde vamos achar outro ator bom? — interveio Drogo, pondo fim àquela palhaçada.

Ele já achara estranho quando Mila abrira os olhos. Se ela não demonstrasse medo algum ao ver criaturas tão disformes como um dragão e um orc, ainda daria para justificar dizendo que nunca tinha visto aquilo antes, que peixe-espada não tem medo de tubarão; mas ela também não reagira minimamente ao ver Raul, o que era completamente indefensável.

Para tirar a limpo, Drogo repetiu a Mila todos os detalhes descritos naquela notícia. Sem exceção, todos passaram no teste da magia da verdade.

Isso com seis anos de idade?

Foi baseada em testes de Percepção alta?

Uma verdadeira santa nativa de clérigo ou druida, não é?

Então, virou-se para o sacerdote e perguntou: — Diga aí, torturar uma criança não seria cruel demais?

O sacerdote assentiu furiosamente com a cabeça.

— Então o que a gente faz?

— Na verdade, passar no teste da magia da verdade não significa necessariamente que o fato aconteceu de verdade — explicou o sacerdote, expondo sua opinião. — Basta que a pessoa testada acredite sinceramente que aquilo aconteceu para que a declaração passe na verificação.

— Existe uma coisa dessas? Então teste a mim.

— Não precisa, chefe, sua percepção é alta demais mesmo.

— Tudo bem. Sendo assim, há a possibilidade de as memórias de Mila terem sido reescritas ou lavadas.

Isso também explicaria por que ela não tivera nenhuma reação ao ver o "grande vilão" Raul, pois suas memórias haviam sido implantadas; embora ela se lembrasse delas, a sensação em relação a essas memórias era a de uma mera espectadora.

— Então há algum meio de ler memórias?

— Não, eu só sei fazer a Extração de Alma — respondeu o sacerdote, balançando a cabeça.

Embora a Extração de Alma também permitisse ler memórias e tivesse um resultado melhor do que outras magias de leitura, ela deixava sequelas gravíssimas: na melhor das hipóteses, causava dores de cabeça crônicas; na pior, deixava a pessoa imbecilizada no ato.

— Esquece. Raul, você consegue andar sozinho?

— Mais ou menos. — O efeito da cura já estava quase totalmente integrado e, embora Raul ainda sentisse algumas dores, já conseguia se locomover por conta própria.

— Muito bem. Machado, ponha Mila nas costas.

— Ah, não vão me eliminar, vão? Machado não bate em criança...

— Eliminar o caralho! — Drogo desferiu uma patada na cabeça de Machado, fazendo o crânio dele zumbir. — Carregue-a para ver o Suren, ele com certeza sabe ler memórias.

Uma hora depois, na Torre dos Magos de Suren.

No quarto do último andar.

Em uma cama enorme de quatro metros quadrados, Suren afundava no colchão de veludo macio, roncando enquanto se contorcia alegremente.

De vez em quando, resmungava em seus sonhos: — Hehehe, Drogo, que dragão vermelho ancestral de uma figa, caiu nas minhas mãos, não conseguiu me vencer, né? Vai, solta fogo de novo agora!

— Ah, escudo, não pega em mim! Se eu te vir na Cidade das Torres Gêmeas, juro que arranco os seus chifres de dragão...

Virando-se de lado, sua mão tateou algo áspero e rugoso. O falcão que ele criava para pescar havia escapado? Apalpando com mais atenção, ué, aquela pata não parecia de falcão coisa nenhuma!

Despertou com um solavanco. No quarto escuro, dois globos oculares gigantescos e em brasa brilhavam intensamente.

— Drogo?

— Bom dia. Vim convidá-lo para ver o sol da Cidade das Torres Gêmeas às quatro da manhã.

— Você só pode ser louco! — Suren estalou os dedos, acendendo as luzes do quarto. Ao perceber que havia outras pessoas presentes, tratou de agitar as mãos para trocar de roupa por algo um pouco mais formal.

Mas Drogo reparara bem: o pijama que ele vestia antes era o modelo reservado ao sumo ancião do Conselho Mágico — aquele velho cascudo que Drogo também já tinha surrado, embora Suren devesse ser, no máximo, o terceiro ou quarto ancião.

— Onde estão aquelas magias de defesa na minha torre? — Suren perguntou enquanto derramava um copo de água para si mesmo.

— Passei por cima.

— Como assim passou por cima? Não podia ter me chamado para ir lá embaixo te receber? Agora vou ter que armar tudo de novo! — Suren jogou rapidamente duas pedras de gelo na água para baixar a pressão arterial.

— Até pensei em te chamar, mas assim que cheguei à entrada da torre acionei a primeira armadilha. Pensei que, já que tinha ativado uma mesmo, servia para testar a resistência para você.

— Agradeço muito por me considerar tanto. Veio fazer o quê?

— Preciso examinar as memórias de alguém.

— Ah é? — Suren imediatamente se interessou, abrindo um sorriso extremamente perverso. — Eu adoro ver as memórias dos outros. Quem é e onde está?

Aquele careca cheio de rugas com um sorriso lascivo conseguiu fazer com que Mila sentisse medo pela primeira vez naquela noite, e lágrimas começaram a brotar em seus grandes olhos.

— Não vá assustar a criança de novo.

— Ela? Que sem graça. — Ao ver Mila, Suren perdeu grande parte do entusiasmo, mas mesmo assim a recebeu, erguendo-a no ar para conjurar dois mini-feitiços e consolá-la com uma sequência de truques.

Depois de colocá-la na cadeira, tirou raramente uma varinha mágica e recitou um encanto. Uma névoa cinzenta flutuou sobre a cabeça de Mila, transformando-se e condensando-se em imagens.

— Eu pensei que você ia usar a varinha para sugar as memórias, jogá-las num jarro e depois ficar assistindo ali de dentro.

— Hã? Que método selvagem é esse?

A linha de memória retrocedia rapidamente. Raul de fato aparecera e cometera maldades, mas, embora o rosto do Raul na memória coincidisse, até o sotaque dele estava errado, como se alguma aberração estivesse interpretando o seu papel.

Ficou totalmente provado que Raul era inocente, o que facilitaria as explicações perante a guarnição dos guardas, já que havia provas.

Um pouco mais atrás, surgiram os pais de Mila, a quem ela chamava de "papai" e "mamãe".

Isso era estranho, pois a notícia afirmava que Mila era órfã, razão pela qual ninguém a defendia, e ela mesma havia confirmado essa versão. O que a fizera acreditar tão firmemente que não tinha pais?

As imagens não mostravam nenhuma informação sobre a morte posterior daqueles dois.

Logo, a memória revelou a resposta.

O "papai" vivia embriagado, muitas vezes levando o dinheiro trocado que ela e seus irmãos mais velhos juntavam fazendo bicos, voltando de mãos abertas e vazias, praguejando contra a má sorte, para depois espancá-la com o cinto e obrigá-la a trabalhar como mão de obra infantil numa fábrica.

Às vezes, o "papai" trazia outros homens para casa; essas pessoas davam dinheiro ao "papai" e entravam no quarto com a "mamãe", de onde logo vinham os gemidos dengosos dela.

A "mamãe" costumava rezar para uma estátua esquisita e, naquele dia, espetara o irmãozinho com uma faca pequena para espremer o sangue sobre a estátua. Ela não teve escolha senão fugir de casa com o irmão, mas acabou sendo capturada.

Mais tarde, o "papai" e a "mamãe" decidiram que aquela criança fujona era um estorvo, então encontraram um sujeito esquisito de manto roxo e a venderam por trinta moedas de prata...

As imagens da memória foram se tornando gradualmente turvas.

— Que dois monstros dos infernos! — Drogo ficou chocado com as memórias de Mila.

Nem entre os monstros havia muitos capazes de chegar a tal ponto.

Dava para entender perfeitamente por que ela acreditava com tanta convicção que era órfã; aquilo parecia muito pior do que ser órfã.

— Esse tipo de coisa realmente acontece — disse Suren ao lado, com um tom um tanto resignado. — Entre os plebeus da camada mais baixa, chega a ser comum. Isso é...

Suren conteve essa última frase por um bom tempo antes de suspirar e soltá-la: — Esta é a tragédia do reino, e também o erro do reino.

— Não me importa de quem seja o erro! — Os olhos de Drogo fervilhavam com chamas incessantes. — Já que eu vi, eu vou intervir!

Agora o objetivo estava muito mais claro: tratava-se simplesmente de encontrar aqueles dois monstros e o sujeito de manto roxo que fizera a compra.

Contudo, as informações sobre o homem de manto roxo eram vagas demais para identificar quem ele era, de modo que teriam de começar pelos outros dois.

— Encontrem-os, tragam a criança de volta, e quanto àqueles dois graúdos, não precisam ser poupados: façam a extração de alma no local e eliminem-os — ordenou Drogo.