Capítulo 32: Golpe Combinado
Ragu acordou.
Ninguém o chamou, nem foi por necessidade fisiológica; ele simplesmente não conseguia dormir devido a uma dor lancinante nas órbitas oculares.
As poções de cura podiam remediar ferimentos, mas apenas restauravam a funcionalidade da parte lesionada; a dor e as manchas roxas persistiam por muito tempo. Quando o efeito da adrenalina passava, restava apenas a força de vontade.
— Toc, toc! — soou uma batida na porta.
— Vá para o inferno! — gritou Ragu com a voz rouca, agarrando o copo ao lado da cama e atirando-o contra a porta.
Desde que conquistara seu lugar na gangue aos vinte e dois anos, nunca tinha sido tão humilhado.
— Chefe, acho que o senhor deveria ver isto. Nossas poções de cura foram devolvidas.
Ao ouvir isso, Ragu ignorou a dor nos olhos e levantou-se num salto. Devoluções eram um problema grave; as poções de cura tinham prazo de validade e, se não fossem revendidas rapidamente, ele ficaria com o prejuízo.
Ao abrir a porta, deu de cara com seu assistente, que exibia uma expressão de profundo pesar.
— Quem? Quem devolveu?
O assistente gaguejou, evitando o olhar de Ragu.
— Fale logo! O que houve, mais de uma empresa devolveu?
— Eh, não.
— Então por que está com tanto medo de dizer?
O assistente pareceu reunir coragem após um longo esforço mental e finalmente disse:
— Todas... todas devolveram.
— ?
Ragu achou que tinha ouvido errado.
— Diga de novo!
— Todas foram devolvidas. Todos os pedidos do mês passado foram cancelados.
— Eu enlouqueci? — Ragu sentiu uma arritmia e um zumbido nos ouvidos. — Ou foram eles que enlouqueceram? É só um filme mágico, fez sucesso, era mesmo necessário chegar a esse ponto?
— Não é só o filme mágico, é isto também — disse o assistente, entregando uma pilha enorme de jornais.
Ragu pegou a pilha e, quanto mais lia, mais se desesperava.
"Poções de cura contêm ração animal."
"Poções malignas vindas do inferno."
"Especialistas indicam que a poção pode causar efeitos colaterais desconhecidos."
...
Dominado pela fúria, ele rasgou todos os jornais em pedaços, jogou-os no chão e pisoteou-os violentamente, como se pudesse apagar aqueles artigos apenas com os pés.
— Loucos, todos loucos! Bando de sem-vergonha que vendem a alma por um trocado. Jornais, especialistas... eu só cortei um pouco os custos da produção, é crime agora? Quanto aquele vendedor de brinquedos pagou a vocês? É errado ser esperto nos negócios? Quem não é ganancioso ao vender algo? Você não é?
O assistente observava o surto do chefe. Seus anos de experiência profissional diziam-lhe uma coisa: embora o chefe estivesse fazendo perguntas, não responda! Não responda! Não responda!
***
— Chefe — disse um guarda-costas ao entrar no escritório.
— O que foi agora?
— Nossa loja de poções foi destruída.
— Por quem?
— Pessoas comuns, muitas pessoas comuns.
— E a Guarda da Cidade? O que eles fazem? Eles não deveriam manter a ordem em Cidade das Torres Gêmeas?
— A Guarda da Cidade também participou.
— Ha-ha. — Ragu riu de frustração, com um sorriso distorcido e cruel. Agora, quem era o verdadeiro bandido?
— Chefe — o gerente entrou no escritório.
— O que foi? A fábrica também foi demolida? Não estou irritado, não estou nada irritado, ha-ha.
— Não, é que o pessoal da Agência de Inspeção chegou.
— O quê? — Ragu recuperou a sanidade instantaneamente. — Traga meu traje formal! Pegue aquela pintura que comprei na semana passada; o comissário gosta de arte. E não traga só a pintura, você não sabe colocar moedas de ouro dentro da moldura?
Dez minutos depois, Ragu estava impecável, com uma camada espessa de base no rosto para cobrir os hematomas, dirigindo-se à sala de reuniões.
— Comissário Jack, peço desculpas pela espera. Estava ocupado com um assunto urgente, perdoe a indelicadeza. É uma honra imensa receber o senhor em minha fábrica.
— Guarde as formalidades — disse o Comissário Jack com uma expressão severa, ignorando a mão estendida de Ragu.
— Ora, não diga isso. Cada palavra minha é sincera.
— Ouvi dizer que a qualidade das poções produzidas em sua fábrica deixa muito a desejar.
— Um mal-entendido, tudo um mal-entendido! É um pequeno negócio, e prezamos pela honestidade acima de tudo. Se existem tais rumores, certamente investigaremos internamente e não seremos lenientes.
Dito isso, Ragu sinalizou ao assistente para trazer a pintura.
— O senhor não sabe, mas adquiri uma pintura recentemente. Não entendo nada do assunto, mas ouvi dizer que o senhor é um especialista em arte. Considere um pedido de ajuda: leve-a para avaliar. Não há pressa, devolva-a quando for conveniente.
O Comissário Jack fez um gesto de recusa.
— Não se incomode. Sou um homem simples, não tenho tantos hobbies.
— Não diga isso — insistiu Ragu, ansioso. — Se o senhor não tem hobbies, como o diretor da agência teria? Se o diretor não tiver hobbies, como poderá servir melhor ao reino?
O Comissário Jack permaneceu inabalável.
— Não tente mudar de assunto. Interrompa a produção imediatamente. Só poderá retomar as atividades quando a investigação for concluída.
Dito isso, ele se retirou sem olhar para trás.
Ragu curvou-se, acompanhando a silhueta do comissário com o olhar.
— Tenha uma boa viagem, comissário. Investigaremos tudo a fundo!
Assim que o grupo desapareceu, Ragu chutou a pintura. A moldura partiu-se em vários pedaços, e as moedas de ouro escondidas espalharam-se pelo chão.
— Um simples mensageiro querendo bancar o patrão! O que estão olhando? Voltem ao trabalho!
Ele só podia descontar sua raiva nos subordinados. Pegou uma garrafa de bebida aleatória do bar, bebeu um gole longo e caminhou atordoado em direção ao escritório.
***
No entanto, ao entrar no escritório, encontrou um goblin vestido com um terno formal sentado em sua poltrona.
— Quem é você?
O álcool tornava seus pensamentos lentos.
— Quem sou eu não importa. Por mil moedas de ouro, compro sua fábrica de poções.
— Hahahaha! — Ragu riu de forma descontrolada. — Mil moedas de ouro? Quem você pensa que é? Sabe quanto esta fábrica vale?
— Novecentas.
— Hahahaha! Você é um goblin usando um terno, está tentando se passar por gente? Que direito você tem de falar comigo assim? Seguranças! Arrastem esse anão de pele verde para fora, dêem uma surra e joguem-no na rua!
Ragu bebeu outro gole, a garrafa de destilado quase no fim.
Xin-104 permanecia inexpressivo, como se observasse a performance entediante de um palhaço.
— Seguranças! Onde vocês estão? Pago a vocês para ficarem de braços cruzados? Inúteis, todos inúteis!
Ele se virou cambaleando, querendo ver onde estavam os dois guardas que deveriam estar na porta. Mas, em vez deles, encontrou dois elfos negros.
Um suor frio escorreu instantaneamente, e o álcool pareceu evaporar de seu cérebro.
Ele se virou novamente para o estranho goblin, com a atitude mudando subitamente:
— Eu não sabia que o senhor queria comprar de verdade. Fui imprudente e o ofendi. A fábrica pode ser vendida, mas podemos negociar o preço? Afinal, é o trabalho de meia vida.
— Oitocentas.
— Não, por favor, pode ser um pouco mais flexível? — Ragu implorou.
— Quando os trabalhadores da fábrica pediram para você ser flexível com as despesas médicas de acidentes de trabalho, onde você estava?
— Não é...
— Setecentas.
— Fechado, fechado! — Ragu não ousou dizer mais nada. Embora aquilo fosse praticamente um roubo, se continuasse, ele temia que fosse um assalto à luz do dia.
— Muito bem. Você está vendendo a fábrica por vontade própria, correto?
— Sim — Ragu quase cuspiu a palavra entre os dentes.
— Ninguém o forçou, correto?
— Não.
— Prazer em fazer negócios.
Xin-104 saiu com a escritura de propriedade e os elfos negros, deixando para trás uma última frase:
— Você tem um dia para desocupar o local.
Ragu desabou no chão, entorpecido, seu olhar fixo no mecanismo da sala secreta atrás da estante, seus olhos transbordando de loucura.