Capítulo 31 — O Azarado Mais Deslumbrante do Recinto
Ragu Kuhlman não tem tido dias fáceis ultimamente. Como diz o ditado: não há nada pior do que ser alvo de um ladrão. Embora Aisa não fosse uma ladra, ela certamente o tinha na mira, e isso lhe tirava qualquer sensação de segurança.
Ele investigou o passado de Aisa e descobriu que sua trajetória era, no mínimo, bizarra. Antes dos dezenove anos, ela era uma pessoa comum; seus pais eram apenas comerciantes de uma pequena localidade que administravam uma loja singela, e seu irmão era um estudante esforçado que conseguiu entrar numa universidade na cidade grande, mas, até o momento, não tinha alcançado nada de notável.
Aisa teve a sorte de despertar um talento mágico, embora fosse para a Ilusionismo, uma área com perspectivas limitadas. Ainda assim, era melhor do que nada. Ela se formou como Ilusionista de segundo nível, o que sugeria que seu potencial máximo não deveria ser lá essas coisas.
O tempo de permanência na Academia de Magia era flexível; geralmente, os alunos eram graduados assim que atingiam o limite de seu talento. Por isso, ao contrário de outras escolas, quanto mais tarde alguém se formava, mais habilidoso era considerado.
E Aisa se formou aos dezenove anos.
Foi a partir daí que o estilo de vida dela mudou drasticamente. Primeiro, adquiriu um prédio na Rua Crisântemo, um imóvel que até mesmo alguém com a sua capacidade financeira hesitaria em comprar. Em menos de seis meses, transformou-o na maior loja de brinquedos da cidade, com seus ioiôs e cubos mágicos atravessando fronteiras ferroviárias para serem vendidos por todo o continente. E agora, ela inventa essa tal de "Magia Visual"?
Na visão de Ragu, situações como essa geralmente significam que há alguém poderoso por trás, servindo como testa de ferro para alguma família influente. Ele suspeitou inicialmente da família Craig, já que o jovem herdeiro deles visitava a Loja de Brinquedos Drogo oito vezes por mês. Contudo, isso não fazia muito sentido; embora a família Craig fosse renomada, aquele herdeiro era, na melhor das hipóteses, um completo imbecil.
Logicamente, algum boato deveria ter vazado, mas não havia um único rumor confiável sobre quem seria o verdadeiro patrocinador de Aisa. O desconhecido trazia medo. Em sua visão de mundo, os fortes deveriam humilhar brutalmente os fracos, desde que soubessem quem era quem. Por isso, antes de esclarecer a origem dela, Ragu — que costumava caminhar livremente pelo submundo da Cidade das Torres Gêmeas — não ousava agir precipitadamente.
— Chefe, a estreia de "Jornada à Montanha Sagrada" vai começar. Vamos?
— Certo, vamos.
Curioso para ver como sua própria fábrica de poções seria retratada na Magia Visual, e querendo saber o que Aisa pretendia fazer, ele pagou um preço alto por um ingresso para a estreia. Para demonstrar que pertencia à elite, comprou um dos camarotes mais caros.
Quando o teatro escureceu e o rosto de Solon apareceu na tela, sua inquietação aumentou. Um mago lendário aparecendo na Magia Visual tornava o passado de Aisa ainda mais insondável.
— O que significa dizer que as poções de cura da Fábrica Kuhlman estão todas com defeito? — Ragu perguntou, repetindo a fala do filme. Como eles sabiam disso?
— Podemos processar este estúdio? Dizer que eles estão difamando nossa reputação ou algo do tipo? — perguntou Ragu ao seu assistente.
— É difícil. Eles encontraram uma brecha; não usaram o nome completo da fábrica, da mesma forma que eles não puderam nos processar por causa de "O Rei do Fogo e Trovão" que produzimos.
Ragu bateu o copo na mesa, insatisfeito.
A trama seguinte fez sua pressão subir ainda mais: a fábrica de poções era retratada como parte de uma conspiração de necromantes, e as poções de cura eram a causa principal da crise dos zumbis. Ragu ficaria feliz com a publicidade da fábrica na Magia Visual, mas não gostava que ela fosse negativa. Como ele faria negócios depois disso?
Não bastasse isso, na metade da trama, apareceu uma pessoa com uma aparência muito, ou melhor, quase idêntica à dele. E o cargo dessa pessoa era o de administrador da fábrica de poções! Onde conseguiram um ator assim? Ou será que, para atacá-lo, chegaram ao ponto de contratar um metamorfo para atuar? Aquilo era um estúdio de produção ou um antro de monstros?
Ele já conseguia ouvir as maldições vindo da plateia; era evidente que aquele personagem não era nada popular. Contudo, ele não entendia o porquê, pois, aos seus olhos, cada ação do administrador no filme era perfeitamente racional. Seja trancar as portas para impedir que o protagonista e seu grupo entrassem no vagão, seja acusar o herói de estar infectado, ou empurrar o comissário para a morte ao ser encurralado no banheiro, e, por fim, usar o condutor do trem como escudo.
Eram as escolhas ideais. Mesmo que ele próprio estivesse em uma crise de zumbis, não poderia garantir que faria melhor do que "ele mesmo" no filme. Era a perfeição em prol do próprio interesse. Em contrapartida, aquele protagonista era ridículo, arriscando a própria vida pela filha. Crianças não passavam de recursos para perpetuar a linhagem; se morresse, era só ter outra. Ninguém poderia ser mais importante do que ele mesmo. Aqueles que choravam por causa de uma história nunca aprenderiam essa simples verdade.
— Não tem graça. Esse tipo de tática difamatória de baixo nível não terá impacto por mais de alguns dias.
Ragu achou que Aisa teria algo mais impactante. Aquilo era apenas uma brincadeira de criança. O público não tinha memória; bastava um pedido de desculpas, fingir-se de morto por dois meses, e ele voltaria a lucrar como antes.
O filme terminou, as luzes se acenderam e ele arrumou suas vestes, pronto para partir.
Do lado de fora do camarote, um grito furioso ecoou:
— Olhem! É aquele administrador bastardo da fábrica de poções! Não o deixem fugir!
Que administrador? Aquele ator metamorfo estava ali?
Antes que Ragu pudesse reagir, sentiu uma dor na órbita ocular e sua visão ficou parcialmente obscurecida. Ao tocar o local, sentiu o sangue quente escorrer. Olhou para baixo e viu um copo.
— Quem jogou isso?! — ele rugiu, pegando o copo e gritando para a plateia abaixo, determinado a fazer o responsável pagar.
No entanto, a resposta que recebeu não foram palavras, mas uma chuva de copos, cascas de banana, pipoca, estojos de cosméticos, bengalas, sapatos, isqueiros e até uma faca de abrir cartas.
A enxurrada foi tamanha que Ragu ficou paralisado. Felizmente, seus guarda-costas reagiram rápido, ativando um escudo que o impediu de se tornar a primeira pessoa a morrer espancada por um público dentro de um teatro.
Uma onda não tinha passado e outra já surgia.
— Saiam da frente, deixem comigo! — Viu uma garota vestindo o uniforme da Academia de Magia de Liepin conjurando uma bola de fogo de dois metros de altura. Se os outros estavam apenas desabafando, ela estava realmente decidida a matá-lo.
Ele se curvou rapidamente para fugir do camarote.
— Galina, não faça isso!
Não se sabe quem impediu a jovem maga, mas a enorme bola de fogo passou raspando pelo topo da cabeça de Ragu e atingiu o teto do camarote, soltando uma onda de calor.
— Chefe, por aqui, rápido!
Os guarda-costas mostraram um profissionalismo impecável. Um deles manteve o corpo de Ragu baixo, protegendo sua cabeça enquanto o guiava para fora. Dois foram na frente abrindo caminho, e um ficou na retaguarda.
Eles romperam a multidão de espectadores que avançavam como touros furiosos, querendo fazer justiça com as próprias mãos. Finalmente, chegaram à porta do teatro.
— Segurança! Segurança!
O teatro tinha a obrigação de proteger clientes valiosos que pagavam caro, pelo menos era isso que Ragu pensava. Até que um dos seguranças que corria em sua direção também lhe deu um chute.
Suportando a dor lancinante nas nádegas, ele finalmente chegou à carruagem, deu um salto para dentro e, antes que seus guarda-costas pudessem entrar, fechou a porta com força.
— Partam! Rápido, voltem para a fábrica de poções!
Acompanhada pelo som de objetos desconhecidos atingindo a carruagem, ela partiu em disparada.
De volta à fábrica, Ragu correu furioso para seu escritório e puxou um grande dicionário da estante. O móvel se abriu lentamente para os lados, revelando um altar sinistro e um círculo mágico de cor vermelho-escuro.
Ragu entrou no recinto sombrio. As velas em forma de crânio se acenderam uma a uma com chamas azul-esverdeadas conforme seus passos, e ele desenrolou um pergaminho de couro sobre o altar. Diante do longo encantamento, ele hesitou.