Capítulo 6: Por que isso não seria uma forma de traição?
A Loja de Brinquedos Drogo ganhou mais alguns funcionários. Sim, limitado pelo nível cultural relativamente baixo de Drogo e seus subordinados, ele acabou optando por usar seu próprio nome como nome da loja. De qualquer forma, Arkwright, do outro lado da rua, também usava o próprio nome.
Drogo era, de certa forma, um dos vilões mais notórios do continente. Nomear a loja assim trazia um contraste interessante, soando absurdo e debochado, o que servia para demonstrar a determinação do dono em criar brinquedos singulares. Pelo menos, era assim que ele convencia a si mesmo de que o nome era razoável.
Os novos funcionários eram garotas locais contratadas; afinal, o bando de desajeitados que ele tinha como subordinados não servia para o atendimento ao cliente. A loja estava deserta e, após sete dias, o faturamento mal ultrapassava as cinco moedas de prata, sendo que algumas dessas vendas foram por pura amizade do Sir Bane.
Drogo não estava preocupado. Assim que a trama de "Rei dos Jovens Combatentes" se desenrolasse e a popularidade crescesse, as coisas melhorariam naturalmente. Aproveitando o tempo livre, ele decidiu estudar grimórios. A magia da língua dos dragões estava gravada em seus genes; ele não precisava estudar, simplesmente sabia. Mas, quanto à magia verdadeira, ele não entendia nada. Antes, não tinha interesse, pois um "Sopro de Fogo" de oitavo nível não se comparava a uma baforada de dragão, mas, agora que mudara de ramo, era melhor aprender um pouco.
Ao começar, descobriu que seu talento mágico era surpreendentemente alto. Aquele cabeçudo de dragão não era em vão. Enquanto ele se perdia nos estudos, Elsa, por outro lado, estava tão ansiosa quanto um escritor iniciante da internet atualizando constantemente os dados de visualização. O olhar que ela lançava a Drogo era de pura frustração. Eles estavam no mesmo barco agora; se o negócio de io-iôs falhasse, quem lhe pagaria o salário mensal de vinte e cinco moedas de prata?
Toto pensava o mesmo. Por isso, decidiu que, antes da falência, ganharia o máximo que pudesse, dedicando-se de corpo e alma ao desenvolvimento de manobras de io-iô. Seu estado mental era preocupante; ninguém sabia há quanto tempo ela não dormia. Com o rosto pálido, olhos sem brilho, cabelos oleosos e brilhantes, ela repetia os movimentos com as mãos rígidas, porém precisas, enquanto murmurava: "Mais cinco moedas de prata, mais cinco moedas de prata, hehehehehe..." Os goblins já haviam começado a fazer apostas sobre em que dia Toto morreria na loja.
"Trim!"
A campainha tocou. Um homem de meia-idade entrou. Embora já fosse verão, ele usava um fraque, cartola e bengala. Apesar de haver um relógio na loja, ele consultou seu relógio de bolso com uma afetação teatral, como se estivesse interpretando um nobre. Ele não parecia o público-alvo dos io-iôs, nem alguém que tivesse lido "Rei dos Jovens Combatentes". Embora Drogo tivesse enviado o material para vários jornais, a maioria não publicou, pois a visão dominante ainda desprezava os quadrinhos, restando apenas os jornais de fofocas.
O homem recusou a ajuda da atendente e começou a circular pela loja, testando alguns io-iôs. Não entendia nada, mas comentava sobre cada um: "Combinação de cores sem estética", "Acabamento um pouco grosseiro", "Não captou a mente das crianças". Se fosse apenas isso, tudo bem, mas ele ainda soltava exclamações irritantes: "Hehe, ai, humph, tsc tsc..."
Talvez por ser meados do mês, isso deixava Elsa, já ansiosa, ainda mais irritada. Cada movimento dele a incomodava tanto que ela tinha vontade de fechar as portas e soltar os orcs. Após dar várias voltas, o homem finalmente se aproximou de Elsa e fez uma reverência.
"Bela dama, suponho que a senhorita seja a gerente desta loja."
"Sou", respondeu Elsa, ríspida.
"Minha senhora, a raiva faz mal para a pele."
Elsa, você é uma ilusionista de segundo nível, designer chefe de efeitos de io-iô, gerente de loja e uma profissional com um salário de vinte e cinco moedas de prata. Seja madura. Ela lutou para conter o impulso de esbofetear aquele rosto.
O homem continuou: "Sou Hakan Arkwright. Tenho uma pequena loja de brinquedos, logo ali do outro lado."
"Uau, que incrível, eu não fazia ideia. Você é muito bom mesmo, quer que eu lhe dê um io-iô de prêmio?"
Arkwright ignorou o sarcasmo de Elsa. "Meu negócio vai um pouco melhor que este. Se você ficar desempregada, sinta-se à vontade para trabalhar na minha loja. O papel de palhaço cairia bem em você." Sem dar chance para a resposta de Elsa, ele saiu da loja, fez outra reverência na porta e disse em voz alta: "Espero vê-la em breve na minha loja."
Elsa estava fervendo de raiva.
Ao retornar à sua própria loja, Arkwright sentia-se radiante. Seu irmão perguntou apreensivo: "Como foi? Como estão os negócios lá?"
"Não representam ameaça alguma. Quando vi a rapidez com que montaram a loja, pensei que fossem algo especial por ousarem abrir de frente para nós. Em uma semana, não venderam o que vendemos em uma hora."
"Estranho, achei o design do io-iô muito bom, deve haver muitas formas de brincar." Ele segurava um io-iô desmontado.
"Não se preocupe, esqueça esse io-iô. Continue fazendo brinquedos conforme suas ideias. Eles não durarão muitos dias." Hakan tirou o casaco, serviu-se de uma bebida e, bebendo de um gole só, disse com desdém: "E ainda se chamam Drogo, acham mesmo que têm um dragão de verdade na loja?"
A Loja de Brinquedos Arkwright era uma empresa familiar; o irmão mais velho, Hakan, cuidava da gestão, enquanto o mais novo, Karaman, cuidava do design e da produção. Ao anoitecer, a Rua Centáurea silenciou-se. Ao fechar a loja, Hakan olhou propositalmente para a loja de Drogo, que já estava fechada — sinal de que continuava sem movimento. O sucesso próprio era gratificante, mas o fracasso do rival era ainda mais estimulante.
Ao chegar em casa, pediu aos criados que preparassem um jantar farto; ele iria comemorar. O tempo com a família era sempre agradável. Embora tivesse acumulado muita riqueza vendendo brinquedos, não queria que seus três filhos seguissem o mesmo caminho. O motivo era simples: não se torna nobre vendendo brinquedos. Mesmo que a família real brincasse com seus produtos, aos olhos da nobreza, ele não passava de um pequeno comerciante. Por isso, enviou as crianças para as melhores escolas; se pudessem despertar talento mágico e se tornassem magos de quinto nível, ganhariam títulos de nobreza. Se não tivessem talento, deveriam estudar muito para serem advogados, médicos ou acadêmicos; qualquer coisa, menos vender brinquedos como ele.
O jantar foi servido rapidamente. Após a oração à Deusa da Magia, ele percebeu que faltava alguém. "Onde está Ben?", perguntou Hakan. Ben era seu filho mais novo, o mais aplicado, elogiado pelos professores como alguém que entraria na Perenta. Aquela era uma das Duas Torres, onde ficavam a Sociedade Tecnológica e a Academia de Ciências; até os nobres respeitavam os acadêmicos de lá. Ele não podia cometer erros; precisava focar toda a energia nos estudos.
"Deve estar estudando lá em cima", respondeu a esposa. "Chamei várias vezes, mas ele não desceu."
"Vou chamá-lo." Hakan levou consigo uma sobremesa que Ben adorava, preparando-se para demonstrar o afeto paterno.
Subiu as escadas e bateu levemente à porta. "Ben, sou eu."
"Espere um pouco!" Ouviu-se o som de coisas sendo guardadas. Hakan sentiu que algo estava errado. Tentou abrir a porta e viu que estava trancada. "Eu não disse que não era permitido trancar portas nesta casa? O que está fazendo aí dentro?"
"Nada!" Após alguns passos apressados, a porta se abriu e Ben apareceu de pijama. "Estou cansado de estudar, então tirei uma soneca. Tranquei a porta para os criados não me incomodarem."
"Os criados não entram no seu quarto sem sua permissão, esqueceu?"
"Mas, não é..."
Sem esperar que Ben se defendesse, Hakan o empurrou e entrou no quarto, observando cada detalhe como um detetive. O que havia dentro daquele livro? Ele pegou o livro da pilha e abriu: lá dentro havia um jornal dobrado. Ao abrir, viu apenas quadrinhos.
"O que é isso? Rei dos Jovens Combatentes?" Ele leu o nome que, para ele, não fazia sentido algum. "Isso é algo que você deveria ler?" Dito isso, rasgou o jornal.
"Não rasgue, um colega me emprestou..." a voz de Ben era suplicante e chorosa.
"Você é alguém que vai entrar na Perenta! Eu trabalho tão duro para você ler isso?"
Hakan jogou o jornal rasgado sobre a mesa.
"Clang!"
Dois objetos redondos caíram de um suporte sobre a mesa. Hakan achou aquilo familiar. Ao pegar, leu: "Guerreiro de Fogo" e "Esfera do Dragão Flamejante".
Isso era um io-iô?