Capítulo 42 — Rumores
Página 1/3
Hoan arrumou a mochila e despediu-se do pai.
Nos últimos tempos, além de se apresentar nas ruas com a Companhia dos Domadores, ele também frequentava, duas vezes por semana, as aulas de formação em atuação para cinema mágico da Companhia das Bestas Híbridas.
Os dias de apresentações nas ruas eram bastante cansativos, mas seu espírito ficava muito mais leve. Antes, no teatro, ele tinha de lidar ora com nobres que davam voltas e mais voltas para falar, ora com críticos profissionais capazes de encontrar defeitos em qualquer detalhe.
Aqueles críticos não passavam de arruaceiros de gangue vestidos de gala. Quando uma companhia não lhes pagava a “taxa de proteção” em dia, eles a atacavam sem poupar esforços, sempre recorrendo a desculpas pomposas: hoje era discriminação contra os atores, amanhã desrespeito às tradições de alguma raça...
Uma ova! Tudo uma grande ova!
Nas ruas, ao menos, para ganhar o pão bastava ter talento. Se a apresentação fosse ruim, ninguém assistia; se fosse boa, o dinheiro vinha por conta própria.
Dito isso, aquela também não era uma vida fácil. Nas primeiras semanas, tirando algumas crianças sem nada melhor para fazer, quase ninguém parava para vê-los.
Foi então que Hoan percebeu como era ridículo o roteiro que havia escrito: um entregador morando em um apartamento com vista para o rio.
Mas, ultimamente, as coisas haviam melhorado. Aos poucos, eles começavam a descobrir o tipo de espetáculo que agradava ao público.
Além disso, para se familiarizarem com as filmagens de cinema mágico, vários jovens da companhia haviam se matriculado no curso de atuação ministrado pelo elenco de A Jornada pela Montanha Sagrada.
Nas aulas, não apenas aprendiam métodos modernos de interpretação, como também tinham contato com alguns equipamentos exclusivos dos sets de filmagem.
De resto, tudo corria bem. O tal aparelho chamado câmera, porém, era realmente estranho. Não dava para saber se era uma pessoa ou uma máquina, e, quando alguém se aproximava, ele transmitia uma sensação sinistra.
O Teatro dos Domadores ficava perto do local das aulas, e eles chegaram bem cedo.
Mas não foram os primeiros.
As primeiras a chegar eram sempre algumas jovens nobres, carregadas de maquiagem. Tinham tempo de sobra e uma disposição impressionante para agir.
Elas se autoproclamavam “fãs-mamãe” de Marlin. Sempre que vinham às aulas, traziam muitos presentes para a garota. Raul recusava tudo todas as vezes, mas elas deixavam os presentes mesmo assim, obrigando-o a distribuí-los entre as crianças das redondezas.
Era evidente que não estavam ali para estudar. Durante as aulas, sua principal atividade consistia em fazer charme para Raul. O senhor Raul declarava com toda clareza que seria fiel à mãe de Marlin, e isso só fazia com que elas gostassem ainda mais dele.
Mas também não era possível impedi-las de entrar. Não importava para onde o senhor Raul transferisse a sala de aula: elas comprariam o lugar e se tornariam suas proprietárias.
Por isso, Hoan achava que aquelas senhoritas talvez não fossem realmente fãs-mamãe de Marlin. Na verdade, queriam mesmo era ser a mãe dela.
Enquanto escrevia seus esquetes de comédia, Hoan não havia abandonado o sonho de criar um roteiro para cinema mágico. O problema era que ele escrevia, reescrevia, alterava e tornava a escrever, sem jamais encontrar o tom certo.
Cerca de meia hora depois, os alunos foram chegando aos poucos, até que todos estavam presentes. Raul preparou-se para começar a aula.
Página 1/3
Página 2/3
A aula daquele dia era sobre como extrair material de situações cotidianas e criar um efeito cômico intenso por meio da expressão corporal.
Essa era a especialidade da família de Hoan, embora ele tivesse perdido a prática depois de se mudar para o teatro. Só recentemente começara a recuperá-la.
Como demonstração, Raul e o senhor Metamorfo da companhia encenaram uma situação simples: um diretor precisava encontrar um figurante para representar uma cena em que o personagem comia macarrão. Por acaso, o ator que aparecera para o teste estava faminto. Nas primeiras tentativas, engoliu o macarrão de uma vez, e o diretor mandou que diminuísse o ritmo. Mais tarde, quando já não conseguia comer, o diretor voltou a apressá-lo.
Que transformação interessante dos papéis. Como eles haviam pensado em um roteiro tão divertido?
Seria obra daquele misterioso dono do Grupo Drego, sobre quem tanto se falava ultimamente? Diziam que A Jornada pela Montanha Sagrada também era criação dele.
A apresentação em aula foi extraordinária. Desde a entrada em cena, com pouquíssimas falas, os dois deixaram o contexto perfeitamente claro.
Os movimentos eram exagerados e nada realistas, mas, de algum modo, pareciam absolutamente verdadeiros.
Naquele balde nem sequer havia macarrão!
Ainda assim, quando o senhor Raul finalmente desabou na cadeira, apertando a barriga e incapaz de falar por causa dos arrotos, fazendo gestos com as mãos com grande dificuldade, qualquer pessoa teria acreditado que ele realmente estava prestes a explodir de tanto comer.
Aquele exagero na medida exata devia ser o que o senhor Raul chamava de “dosagem” nas aulas.
Era algo extremamente difícil de dominar.
Os trechos apresentados em aula eram filmados e gravados em cristais mágicos. O preço desses cristais, porém, aumentava conforme a duração do conteúdo que podiam armazenar.
Os cristais usados em A Jornada pela Montanha Sagrada custavam uma fortuna. Mesmo os capazes de guardar apenas alguns minutos não eram baratos, por isso não era possível gravar muita coisa. Os registros só podiam circular entre os alunos.
Quando terminaram a apresentação, os dois fizeram uma reverência.
A sala foi tomada por vários minutos de aplausos e gargalhadas entrecortadas por falta de ar.
Se fosse preciso apontar algum defeito, seria o fato de o senhor Raul ser bonito demais. Às vezes, as pessoas se distraíam de sua atuação só para admirar seu rosto.
Está bem, Hoan começava a compreender aquelas jovens nobres. Se fosse mulher, provavelmente também ficaria tão louco quanto elas.
“Demônio que ataca crianças!”
Um grito abrupto irrompeu do lado de fora, rompendo a harmonia da sala.
Logo em seguida, em meio aos berros das jovens nobres, um homem mascarado entrou correndo e atirou um embrulho de pano na cabeça de Raul. Um líquido amarelo-escuro e turvo respingou em seus cabelos e escorreu por seu rosto, enquanto um odor pungente e sufocante se espalhava por todo o aposento.
Eram ovos podres. Hoan também já havia sido atingido por alguns no passado, quando fizera uma piada bastante ofensiva. Naquela ocasião, merecera. Aquilo lhe ensinara que uma piada só era boa quando a outra pessoa também a considerava apropriada.
O homem mascarado preparava-se para fugir quando, de repente, deparou-se com um corpo tão imenso quanto uma parede bloqueando seu caminho.
Página 2/3
Página 3/3
“Machado de Guerra considera que você não pode ir embora!”
Era um guerreiro orc com uma aparência que não convidava a brincadeiras.
“Parece que a senhora Aisha fez bem em mandar você para nos proteger”, disse Raul, limpando com dificuldade o muco do rosto. “Agradeço muito pela ajuda.”
“Não precisa agradecer. É o que Machado de Guerra deve fazer. A irmã mais velha Aisha disse que aquelas companhias certamente viriam se vingar.”
Muito bem, chamando Aisha de irmã mais velha. Raul se lembrava de que aquela garota não tinha apenas dezenove anos?
“Você poderia ter impedido que esse saco de ovos podres me atingisse?”
“É claro. Mas o chefe nos ensinou que devemos respeitar a lei e que só existe legítima defesa quando o perigo já se manifesta. Então, quando ele arremessou o saco, eu não sabia se devia agir.”
Era realmente estranho ouvir um orc carregando um machado de dois metros falar em respeitar a lei.
Raul aproximou-se do homem que havia jogado os ovos e puxou sua máscara para baixo. Era apenas um rapazinho.
Embora Raul tivesse uma aparência educada e refinada, passara a vida viajando de cidade em cidade com apresentações. Intimidar um jovem como aquele não era nenhum desafio.
“Então, conte. Qual companhia contratou você? Recomendo que diga a verdade. Caso contrário, é difícil prever o que este nosso amigo orc pode fazer.”
“Ninguém me contratou! Estou fazendo justiça! Seu demônio que ataca crianças! Ela ainda é tão pequena, e você teve coragem de fazer isso com ela!”
As pernas do rapaz tremiam, mas sua voz continuava firme. Não se sabia em que boato ele acreditara, mas Raul admirava aquele tipo de garoto obstinado, ainda que reconhecesse que jovens assim também costumavam se meter em encrencas.
“Uau, então você realmente ataca crianças! Marlin, venha com Machado de Guerra. Vou levar você até a irmã mais velha Aisha. Aqui não é seguro.”
“Não é assim, meu amigo.” Raul sentiu que seu guarda-costas era sincero demais. “Você não pode acreditar em tudo o que ele diz.”
Nesse momento, o chefe da Companhia das Bestas Híbridas chegou correndo, ofegante.
“Más notícias, Raul! A Guarda veio prendê-lo! Eles disseram que você abusou de uma menina de seis anos. Fuja!”
Como alguém acostumado a viver no mundo das apresentações, Raul avaliou a situação imediatamente. Não saiu correndo. Em vez disso, ajoelhou-se, abraçou a cabeça e assumiu uma postura de rendição, enquanto dava instruções ao orc, que já havia retirado o machado de guerra das costas.
“Não reaja. Vá procurar Aisha.”
Página 3/3