Capítulo 149: Na Estrada (6)
Liu Xiaopang mal conseguia acreditar que aquilo saíra da boca de um menino de sete anos. Ficou atônito no banco do passageiro, sem encontrar palavras para responder.
Chen Rui não conseguia compreender o estado de espírito de Liu Xiaopang, nem tinha real consciência do significado de suas próprias palavras. Ao perceber que o rapaz mais velho não parecia disposto a puxar conversa, sentiu-se novamente acanhado e soltou um suspiro lúgubre.
A sua voz ecoou de imediato no habitáculo estreito e apinhado. Encostou-se no espaldar do banco, virando o rosto para a janela escura, contemplando de forma vaga as sombras das árvores que passavam a toda a velocidade como fantasmas irados.
O cinzento desesperado no horizonte estendia-se numa linha reta, tal como as pautas nos cadernos dos seus deveres escolares, onde saltitavam as palavras que escrevera, acompanhadas pelas anotações do professor.
As anotações eram de um vermelho acinzentado, pingando como o vácuo expelido pelo cosmos, transformando-se em gotículas de condensação nos vidros do carro, tombando com um ar sangrento sobre o couro negro.
Uma a uma, gota a gota, límpidas e cristalinas como lágrimas de anjo — seriam porventura as lágrimas derramadas por um anjo tomado pelo desespero?
Chen Rui desfez aquelas gotas de condensação com a ponta do dedo, sentindo a polpa digital ficar instantaneamente húmida e dormente, e desenhou um enorme sorriso no vidro embaciado.
Atrás do sorriso, as sombras das árvores agitavam-se freneticamente.
— Abre um pouco a janela, o vidro está todo embaciado — disse o médico à professora Ding, depois de abrir uma brecha na sua própria janela.
A professora Ding ainda estava furiosa, com o rosto voltado para a janela. Embora não quisesse dar-lhe trela e continuasse zangada, acabou por obedecer e abriu uma pequena fresta.
De imediato, uma rajada de vento cortante sibilou sobre a sua cabeça, dissipando toda a irritação acumulada no carro e transformando-a num frio gélido.
O vento batia-lhe na cabeça, causando-lhe dores, pelo que teve de envolver a cabeça num cobertor. O casaco não era propriamente quente, e o vento esgueirava-se pelas frestas de ambos os lados do seu rosto, penetrando-lhe no pescoço. A sensação de frio intensificou-se, fazendo-a tremer dos pés à cabeça, com os membros gelados.
Não pôde evitar lançar um olhar ao médico.
Ele tinha a cabeça e as mãos descobertas, cobrindo as pernas apenas precariamente com um lençol. Não vestia nada de muito agasalhado; os seus dedos pareciam prestes a congelar, exibindo um tom ligeiramente arroxeado.
A professora Ding resmungou mentalmente algumas vezes e desviou o olhar, mas passado um instante sentiu-se desconfortável e voltou a espreitar o médico. A pena que sentia era tanta que, por muita raiva que tivesse, não conseguia ignorar o que o coração ditava.
Com um suspiro resignado e irónico, tateou a mochila aos pés e tirou de lá um chapéu, um dos muitos que recolhera de outros veículos por achar que poderiam ser úteis, tendo-o apanhado por impulso durante a distribuição.
Com um ar contrariado, enfiou o chapéu na cabeça do médico. A peça ficou a pender torta, conferindo um ar sumamente cómico a um homem habitualmente tão compenetrado.
A professora Ding não conteve o riso.
Contudo, esforçou-se por reprimi-lo, soltando um muxoxo de fingida indignação e exclamando em voz alta:
— Sendo médico, nem sabes cuidar da própria saúde! Onde raio foste aprender dezenas de anos de medicina?
Desviou o rosto novamente. No entanto, após dizer aquilo, a irritação inicial parecia ter-se desvanecido, tornando o momento menos gracioso e deixando-a ainda mais amuada.
O médico olhou para ela, ajeitou o chapéu e ponderou por momentos. Julgou que, num momento crítico daquelas circunstâncias, um casal não se devia dar ao luxo de fazer manigâncias, pelo que argumentou:
— Bem, afinal de contas, tenho-te a ti por perto.
Dito isto, achando que o argumento não seria suficiente para aplacar de todo a ira da mulher, desajeitou o chapéu de propósito para adquirir um aspeto ainda mais ridículo, cutucando levemente a professora Ding para atrair a sua atenção, enquanto justificava-se com um sorriso:
— Não achas?
A professora Ding, que tentara afastar-se com um movimento impaciente de ombros, acabou por voltar-se e deparar-se com aquela expressão palhaça e suplicante, acabando por desatar a rir.
— És mesmo impossível.
O interior do veículo encheu-se de gargalhadas, como se todas as divergências tivessem sido sanadas. Com tom muito sério, o médico ponderou:
— A situação está cada vez mais grave; nós, no seio da família, temos de manter a harmonia para conseguirmos proteger melhor as crianças e a nós próprios. Minha querida, daqui em diante portar-nos-emos melhor, sim?
Ao ver-se confrontada com velhas querelas, a professora Ding prontamente armou-se em defesa:
— Pois, mas para isso é preciso que ajam com decência e digam coisas sensatas, em vez de tratarem as mulheres como se tivéssemos de arcar com a discriminação de género e ainda fazer o trabalho duro, achando que me podem enganar como se eu fosse tonta!
— Onde é que foste buscar essa ideia? De modo algum!
O médico desfez-se em explicações, lançando-lhe um olhar enternecido e cauteloso. Nem sequer ousou meter o pai ao barulho, embora já tivesse escutado um resmungo vindo do banco traseiro.
A professora Ding resmungou mais um pouco, mas acabou por decidir conceder-lhe tréguas, optando por deixar andar as coisas por enquanto.
À medida que a noite avançava, o orvalho adensava-se e o frio intensificava-se.
Sobretudo porque os vidros do carro estavam completamente embaciados, obrigando-os a manter as janelas entreabertas, caso contrário perderiam por completo a visibilidade da estrada, o que só agravava a transine.
— É do arco da velha, como é possível estar tanto frio? A amplitude térmica diurna é assim tão aterrorizadora? — praguejou Zhou Bai, antes de dar um encontrão em Deng Xiaoqin, que vinha ao seu lado. — Querida, arranja-me um pouco de água quente, estou a congelar.
Deng Xiaoqin dormia a sono solto.
— Não sabes arranjar tu próprio? — replicou.
Habituada a ocupar uma posição de relevo, fora sempre mimada e idolatrada por Zhou Bai, sem jamais ter desempenhado tarefas típicas de criada.
Contudo, desde a interrupção geral da eletricidade, a sua esfera de autoridade parecia ter caducado, o que levava Zhou Bai a adotar para com ela uma atitude cada vez mais desinibida.
Naturalmente, tratava-se de uma interpretação pessoal daquela suposta falta de cerimónia. Na verdade, ao aceitar casar-se com Zhou Bai, ela cativara-se precisamente pela franqueza do seu caráter — um homem genuinamente honesto e extremamente atencioso, longe do estereótipo do arrivista ambicioso.
A família de Zhou Bai tinha uma situação económica aceitável e ele possuía boas habilitações literárias; a única falha era a sua apatia profissional e o seu ligeiro pendor idealista — traços de que Deng Xiaoqin não gostava particularmente, mas que, paradoxalmente, lhe conferiam uma total tranquilidade de espírito.
— Anda lá, querida, tenho as mãos tão entorpecidas que mal consigo agarrar o volante.
Zhou Bai abanou-a novamente, mas Deng Xiaoqin continuou sem reagir. Sem alternativa, teve de apanhar ele próprio o termo, reduzindo a velocidade da viatura e esforçando-se arduamente por abri-lo.
Contudo, com os dedos rígidos, os seus movimentos tornaram-se lentos como os de um caracol, perdendo toda a destreza. Conduzia um veículo pesado e a sua perícia ao volante não era brilhante; temendo causar um acidente, acabou por desistir de abrir a garrafa térmica.
Teve de aguentar aquela penúria até o sol raiar na manhã seguinte, altura em que a sua coluna de veículos imobilizou-se numa zona de engarrafamento.
Na verdade, já haviam atravessado vários troços congestionados durante a noite, mas esses locais pareciam ter sido previamente desimpedidos, mantendo as vias de emergência totalmente desobstruídas. Zhou Bai conjeturou que outra caravana passara por ali antes deles; salvo imprevistos, não deveriam encontrar grandes obstáculos no restante percurso.
A viagem rumo ao Tibete Ocidental decorreria sem sobressaltos.
Com a paragem da caravana e em cumprimento do combinado, Zhou Bai não podia abandonar o veículo. Na qualidade de motorista, era seu dever permanecer inabalavelmente no posto de condução: além de vigiar o perímetro e manter a vigilância, cumpria-lhe estar a todo o momento a postos para salvaguardar os mantimentos vitais para a sobrevivência de todos.
Lá na frente, Liu Xiaopang avançava empunhando um walkie-talkie:
— O local é seguro, não há aldeias por perto. Podem todos sair para descansar algumas horas, tomar o pequeno-almoço e retomar a marcha em seguida.
Zhou Bai sentiu-se finalmente liberto daquela provação. Contudo, ao retirar as mãos do volante, constatou estupefacto que estas se encontravam tão entorpecidas que nem sequer conseguia fechar os punhos, quanto mais segurar num termo com água quente.
Olhou então para o lado e deparou-se com Deng Xiaoqin, cuja bela face repousava placidamente, a dormir como um porco!