Capítulo 149: Novo Ataque
Bicho-Velho pensava originalmente que atrás daquele arbusto havia apenas um pedaço de terreno plano, mas, para sua surpresa, ali se escondia uma ravina funda e larga. Dando um salto resoluto para a frente, Bicho-Velho perdeu o equilíbrio e despencou diretamente para o fundo do buraco. Foi por essa razão que, quando o monstro enfiou a lança e cutucou os arbustos algumas vezes, não percebeu que havia alguém ali.
Exatamente por causa desse poço profundo, Bicho-Velho conseguiu escapar das buscas dos monstros, embora a queda tivesse sido bastante violenta, especialmente por ter ocorrido de forma desatenta e totalmente desprevenida.
Empregando todas as suas forças, Bicho-Velho escalou de volta pela encosta de terra e esticou cautelosamente a cabeça para fora dos arbustos, a fim de confirmar se os demônios já haviam partido.
Ao constatar que o exterior estava efetivamente vazio, Bicho-Velho rastejou lentamente para fora da folhagem. Com todo aquele vaivém, suas roupas já estavam em farrapos, e seu corpo, coberto de lama e imundície.
Ainda assim, Bicho-Velho soltou um longo suspiro de alívio por ter escapado são e salvo. Ele seguiu pelo caminho de volta na mesma direção de onde viera e, na metade da jornada, avistou de repente um pequeno riacho ao lado, o que calhou de ser perfeito para lavar a terra que lhe cobria o corpo.
Por sorte, o rio não era muito fundo. Depois de se banhar adequadamente, Bicho-Velho saiu da água e olhou para as suas roupas, que jaziam em frangalhos e já não serviam mais para uso. Decidiu simplesmente ficar nu; afinal, naquela imensidão de montanhas e florestas ancestrais, não haveria alma viva para vê-lo.
Dessa forma, Bicho-Velho retornou nu até o sopé da montanha. O trajeto não só era íngreme e traiçoeiro como exigia constante vigilância contra o surgimento de monstros, o que acabou por lhe consumir um tempo precioso.
Os dois baldes de água e a verga de transporte ainda permaneciam no mesmo lugar. Exausto após um dia inteiro de fadiga, Bicho-Velho já não tinha forças para carregar a água montanha acima. Lembrava-se, porém, de que ainda restava um pouco de líquido no jarro em casa, o suficiente para o uso dele e de Menino-Dois naquela noite. Por conseguinte, abandonou os recipientes de lado e prosseguiu a subida de mãos abanando.
Quando Bicho-Velho alcançou o cume, a noite já havia caído. Ao preparar-se para entrar na cabana, lançou um olhar instintivo para o caramanchão de cabaças ao lado, na esperança de verificar se alguma delas havia desaparecido, mas decepcionou-se: todas continuavam intactas.
Com um sentimento de frustração, Bicho-Velho empurrou a porta e entrou. Como o interior encontrava-se mergulhado em penumbra, teve de tatear pelas paredes até chegar à sala de estar, onde acendeu a vela colocada sobre a mesa, conferindo afinal um tênue clarão ao recinto escuro.
Extenuado pelas fadigas do dia, Bicho-Velho pôde enfim repousar, embora não houvesse absolutamente nada para comer em toda a casa, o que renovou a sua desolação. Deixou-se cair pesadamente sobre uma cadeira e, sem ter alternativas, procurou mover-se o mínimo possível para poupar energia.
Nesse instante, Menino-Dois saiu tateando as paredes do quarto e aproximou-se da sala. Ao vê-lo, Bicho-Velho levantou-se prontamente para amparar o filho cego, conduzindo-o até uma cadeira.
— Por que saíste? — inquiriu Bicho-Velho.
— A situação que o meu pai enfrentou hoje fez-me o coração bater a mil por hora.
— Tu... sabias de tudo?
Menino-Dois assentiu com a cabeça e explicou:
— Embora eu tenha perdido a visão, não te esqueças de que ainda possuo estes meus ouvidos apurados.
Acontece que, enquanto Bicho-Velho tentava salvar Menino-Um, Menino-Dois não ficara ocioso no interior da cabana; mantivera-se atento a todos os ruídos, inteirando-se de cada detalhe, desde o momento em que o pai fora descoberto pelos demônios até a sua fuga bem-sucedida.
Bicho-Velho tornou a sentar-se na cadeira e soltou um suspiro profundo.
— Ai, tentei todos os recursos possíveis hoje, mas não houve maneira de resgatar o teu irmão mais velho.
— Meu pai não deve culpar-se — consolou-o Menino-Dois. — Afinal, és apenas um homem comum. O melhor é aguardarmos que o terceiro e o quarto irmãos venham ao mundo para então concebermos um novo plano.
— Por ora, resta-nos apenas isso. Esperemos que as próximas cabaças tragam guerreiros mais poderosos.
Enquanto isso, na caverna da Serpente, os demônios que haviam avistado Bicho-Velho mais cedo correram afobados até a entrada dos aposentos da soberana, suplicando por uma audiência.
O espírito de rã que montava guarda à porta interceptou-os, declarando que a alteza repousava e que ninguém ousasse perturbá-la.
— Temos assuntos da máxima urgência para relatar à Grande Rainha!
— Fora! A Grande Rainha deu ordens expressas de que, mesmo que o céu desabasse, ninguém deveria incomodá-la.
Os monstros entreolharam-se, desprovidos de coragem para desafiar a ordem da mestra, e retiraram-se cabisbaixos.
Ao cair da tarde, a Serpente convocou-os à sua presença para indagar sobre o resultado da patrulha diária.
— Ó Grande Rainha, cumprimos ordens patrulhando as imediações do pântano. Mal chegamos, deparámo-nos com um indivíduo suspeito. Quando o interpelamos sobre a sua identidade, ele alegou ser um lenhador da montanha, mas não trazia consigo sequer um machado. Por isso, suspeitamos que estivesse associado ao Menino-Um.
A Serpente franziu o cenho e perguntou:
— Que mais viram?
— Encontramos vários varapos de diferentes comprimentos no local onde ele estava, além de outros flutuando no pântano. Dedução lógica da nossa parte: ele pretendia usar os paus para retirar o Menino-Um da lama, mas, por falta de varas com o comprimento adequado, não obteve êxito.
— E por que razão não o capturaram imediatamente?
— Ah, Grande Rainha, nós avançamos sem hesitação para prendê-lo, mas, ao chegarmos a um determinado ponto, ele simplesmente desapareceu, frustrando a nossa captura.
— Hmph, bando de imprestáveis!
Notando a irritação da rainha e temendo o castigo, os demônios ajoelharam-se de imediato, implorando por clemência.
A Serpente acenou impaciente com a mão, ordenando que se retirassem. Os subordinados dispararam dali como se tivessem escapado da própria morte.
— Grande Rainha, parece que aquele velho decrépito já plantou as sementes da cabaça de sete cores e, pior, conta com um cúmplice — interveio o espírito de rã, aproximando-se da soberana.
— Ele não passa de um simples mortal. Vai lá embaixo com um destacamento de demônios, destrói essa plantação de cabaças e elimina o ajudante de uma vez por todas.
— Com certeza, Grande Rainha, parto imediatamente!
Dito isto, o espírito de rã retirou-se para reunir os monstros da caverna, preparando uma nova investida contra a habitação do velho lenhador.
Concluídos os preparativos, a Serpente respirou aliviada e recolheu-se aos seus aposentos.
Na choupana sobre o cume da montanha, Bicho-Velho ignorava por completo os eventos que se desenrolavam. Apagou placidamente a vela e entregou-se a um sono profundo.